top of page

ATENDIMENTO

Você tem algum problema jurídico e quer resolvê-lo-lo com a ajuda do CAJU?

Veja os requisitos para que isso seja possível:

Captura de Tela 2023-05-15 às 10.36.40.png
Captura de Tela 2023-05-15 às 10.35.57.png
Captura de Tela 2023-05-15 às 10.37.25.png
Captura de Tela 2023-05-15 às 10.39.27.png

Competência

Renda

Atuação

Perfil

1) A competência do caso deve ser na cidade de São PauloOs moradores da Bela Vista e do Bixiga terão preferência na nossa triagem, uma vez que buscamos devolver nosso conhecimento à principal área de atuação do CAJU, que são os bairros ao redor da FGV Direito- SP.

2) O assistido deve ter renda de no máximo 3 salários mínimos, pois nosso objetivo é sempre priorizar aqueles que estão em maior vulnerabilidade e possuem direito à justiça gratuita.

3) O assistido não pode ter outros advogados já atuando no caso. A OAB veta que centros de assistência jurídica atuem em casos já relacionados a outro advogado.

4) O assistido não pode fazer parte de organizações ou facções criminosas ou ter ligações diretas com elas.

Casos do CAJU

1

Atuação

A atuação dos casos se dá a partir da parceria entre os membros do CAJU, que são alunos de Direito da FGV-SP, e advogados orientadores. Com isso, os casos do CAJU são acompanhados por equipes compostas por 2 a 4 alunos e advogados voluntários, no mínimo 1 por caso e no máximo 2.

2

Orientação X Judicialização

Em casos de menor complexidade, os estagiários do CAJU podem apenas oferecer uma orientação jurídica aos assistidos, sem que seja necessária uma ação judicial. Já nos casos mais complexos, uma decisão conjunta entre o CAJU e o assistido determinará se o caso será judicializado. Dessa forma, os orientadores, advogados já formados, trabalharão como advogados do assistido.

3

​Áreas

O CAJU tem competência para atuar em casos de todas as áreas do direito. Dentre as áreas mais procuradas estão civil, família, penal e trabalhista. Sendo assim, o CAJU possui experiência nas mais diversas questões, realizando divórcios e pedidos de pensão e guarda, solucionando questões atreladas à propriedade e ao emprego, por exemplo. 

bottom of page